21 de set. de 2010

Tênis ou frescobol?

Eu acho muito legal ler blogs de outras mães pra ver que muitas das coisas que estou passando são comuns a novatas como eu - a experiência conforta e dá forças. Por isso escolhi deixar dicas de alguns blogs ali na lateral. E o post de um deles, (o Blog Mamíferas - muito bom por sinal, de três coleguinhas jornalistas - uma indicação da fofíssima Vi Bergamaschi, mãe do André) me chamou muito a atenção.

O post Pais-Arco e Filhos-Flexa, da Tata, cita o poema de Khalil Gibran sobre a metáfora de que pais (arcos) soltam seus filhos (flechas) no mundo, e a partir dali não têm mais como determinar a trajetória que os rebentos farão de suas vidas. É um texto com um olhar muito delicado sobre a vida e o amor entre pais e filhos. Assim que o li me lembrei de um outro, do qual gosto muito, sobre relacionamentos. Chama-se Tênis x Frescobol, do mineiro Rubem Alves*.  Na crônica "esportiva", Alves compara um relacionamento ao tênis (quando as pessoas jogam contra si e há de ter um vencedor) e uma partida de frescobol ("para o jogo ser bom, é preciso que nenhum dos dois perca").

Seja entre amantes (ou pais e filhos), acredito que o melhor é jogar uma partidinha de frescobol, onde o companheirismo e a parceria dão o tom. É esse esporte que eu e o André praticamos em casa e que pretendo ter com a Nina (embora já esteja me preparando para errar muito, mesmo quando tente ao máximo acertar). No frescobol, a brincadeira tem graça quando os jogadores se esforçam para que a bolinha não caia. De nada adianta uma cortada no outro: é uma troca. Com essa tática, de respeito e companheirismo, espero que a trajetória da minha filha-fecha seja, acima de tudo, muito feliz.

Nina prontinha para jogar uma partida de frescobol com a mamãe!

*Teólogo e filósofo, Rubem Alves é autor de um dos livros que marcaram a minha infância, lido na 5a. série (A Menina e o Pássaro Encantado).

Um comentário:

  1. Carol! A Nina está um desbunde de delícia... rsrs... estou acompanhando "de perto" a vida dela por meio do seu blog e do facebook... rsrs... O blog Mamíferas é muito bacana mesmo, né? Uma das jornalistas, a Tata, mãe das gêmeas, é filha de uma amiga minha do Senac. Sou leitora há tempos. Tô treinando. rsrs

    ResponderExcluir

Use este espaço para divagar, escrever, complementar... Sinta-se em casa!!! ;)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...