28 de abr. de 2011

Nariz entupido... atchim!!!!

Se tem uma coisa chata é ver bebê com o nariz entupido. Se pra gente adulta já é um incômodo tremendo, imagine para os pequeninos. A tortura é bem maior por um motivo: neném não sabe assoar o nariz. Daí, quando entope, eles ficam irritados, choram, não conseguem dormir, e nós, meros mortais, vamos tentando limpar conforme o possível.

Um dos jeitos de amenizar a situação é usar bombinhas que aspiram a secreção. Falando parece uma coisa complexa, mas no fundo é simples. Ou melhor, seria simples, não fosse o caso dos bebês não deixarem usá-las. Pelo menos a Nina. Quando chego com a bombinha na mão, ela já começa a se jogar pra trás, brava que só vendo. 'Entendível', porque deve ser um horror alguém querer mexer no seu nariz, que já está entupido e incomodando. Sei que algumas bombinhas funcionam a pilha, mas em casa só testamos as manuais mesmo.


Os aspiradores manuais são encontrados em vários modelos diferentes,
mas com o mesmo intuito: você aperta para tirar o ar, coloca na narina e solta.
Quando o ar incha a bomba, suga a secreção.

Outra tática é pingar soro nas narinas - mas não menos complicada! O bom do soro, principalmente aqui em São Paulo, é que alivia os efeitos do ar seco e poluído. Para pingá-lo, coloco o líquido numa seringa e fico "brincando" com a Nina, dando algumas gotinhas na boca e aí corro e pingo no nariz... mais duas gotinhas na boca, e pingo no nariz... tem que parecer que é super legal e divertido, porque não quero que ela chore e se desespere. O soro ajuda a soltar a secreção, que depois escorre e fica mais fácil de limpar (mais fácil em termos, porque bebê também não é muito fã de lenços de papel... uma verdadeira saga!).

E para tentar evitar nariz entupido, tosse e outros inconvenientes dessa época do ano (ai, que saudades do verão!), não tem jeito, tem que agasalhar e proteger a neném. Além de agasalhos, calças e meias, estamos curtindo usar toquinhas, que protegem a cabeça e a orelha, e de quebra a deixam uma coisa foooofa... não faltam opções de modelos pra lá de charmosos, e, para a nossa sorte, por enquanto a Nina não reclama dos gorros!

Um comentário:

  1. Ô judiação ne?
    A pediatra sempre diz que a pior estação é o outono... os pequenos sofrem muito e a gente com eles ne?
    Espero que esteja melhor!
    beijao

    ResponderExcluir

Use este espaço para divagar, escrever, complementar... Sinta-se em casa!!! ;)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...