26 de jul. de 2011

Dia da avó e a alegria de ter bisa

Hoje é o Dia da Avó e a Nina tem a maior sorte. Além das vovós Angelica e Sara, ela ainda tem a minha avó materna viva e lúcida. Tá certo que a bisa Íris anda meio esquecidinha, é bem verdade, mas nem por isso é menos graciosa. Aos 92 anos - completará 93 em outubro - ela tem seis netos, três bisnetas (Nina, Tatá e Gabi) e mais dois bisnetos a caminho (o Guilherme e o Léo, das primas Lu e Paula).

Eu mesma tenho muitas lembranças queridas dos meus avós. O pai da minha mãe, o vô Wilson, era muito carinhoso com os netos.  Ele trabalhava em outra cidade,  e quando chegava no fim de semana, trazia figurinha dos ursinhos carinhosos pra mim e pra Paula. Era também um pé de valsa de primeira, e me ensinou vários passos de dança de salão. 

Já a bisa é uma figura. Nascida em sampa numa família vinda da Itália, a vó Íris sempre foi vaidosa e divertida. Eu adorava voltar da Unesp em Bauru pra Campinas nos fins de semana, só pra levá-la na feira hippie do centro de convivência.  A gente comprava íma de geladeira escondido da Li e acabava a manhã tomando água de coco. Foi com minha avó que eu aprendi o que era pechinchar na feira! Quando ela ficava brava com os netos, dizia que ia dar uma "surra com cinta de correiada", mas nunca deu nem uma palmada em nenhum dos seis!

Quando meu vô morreu, em 97, eles tinham completado 53 anos de casamento. Mexendo nas coisas dele, minha tia encontrou umas folhas secas enroladas num papel. Minha avó viu e se pôs a chorar: ele tinha guardado um cravo, que ela tinha dado como presente ainda na adolescência. Adoro essa história de amor!

A Nina ainda não conhece a vovó Sara, que mora em outro país, mas em breve será paparicada por ela. Também não vê toda hora a vovó Angelica, que mora em outra cidade. Mas, nem por isso deixa de ser mimada pelas duas (e pelo vô Carlos, outro babão!). E eu fico feliz, por saber que minha filhota também terá boas lembranças de seus avós...

Ninoca de mãos dadas com a bisa Íris...
Várias geraçãoes e um único amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use este espaço para divagar, escrever, complementar... Sinta-se em casa!!! ;)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...