9 de set. de 2011

Noção de espaço e a vontade de andar de carro

A Nina, assim como qualquer bebê, está numa fase muito gostosa de descobertas. É um barato ver os olhinhos dela atentos ao mundo que a cerca, curiosos por cores, formas e texturas - para quem já leu Jean Piaget, estudioso do desenvolvimento cognitivo, é o período sensório-motor, que vai até os 2 anos (em média). É neste momento que ela começa a sua coordenação motora elementar, um momento muito bacana de interação.

Ela tem se deliciado com alguns brinquedos que ganhou no aniversário, como a cadeirinha cheia de pinos gigantes que a prima Gabi deu (ela também usa o banquinho para treinar seus primeiros passos, como eu postei aqui), além de um quebra-cabeça de fazenda que a tia Rê e o tio Marcos deram (apesar da ausência, obrigada pelo carinho de vocês!!). Porque, justamente voltando ao Piaget, nesta fase a criança não tem a coordenação "fina", e precisa mesmo de brinquedos maiores para interagir - não queira que ela encaixe peças pequenas umas nas outras, ela ainda não tem essa habilidade desenvolvida (aliás, peças pequenas para crianças menores de três anos são um perigo, elas ainda estão na fase oral (Freud), levam tudo à boca e podem engolir).

Como tudo na vida, esse desenvolvimento motor vai se aperfeiçoando, assim como sua noção espacial. Prova disso são as tentativas de descer escadas que 'não dão pé' ou subir no sofá - ela levanta a perninha e vai toda cheia de si, sem perceber que não alcança determinado lugar (inclusive, daí a necessidade de ficar de olho o tempo todo para evitar acidentes).

E como quando o assunto é bebê sempre tem uma meiguice (bebê é um ser meigo, acima de tudo!), a gente se divertiu com a Nina tentando subir no carrinho que a tia Má e o tio Andrei deram de presente (olha, que tem um buzina assim, maravilhosa, daquelas perfeitas para enlouquecer vizinhos! hehehe). Ela vai toda independente, mas não percebe que está passando a perna no lugar errado. Uma hora ela aprende... (ela é brasileira e não desiste nunca!) mas, enquanto isso, a gente se delicia com a cena!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use este espaço para divagar, escrever, complementar... Sinta-se em casa!!! ;)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...