12 de abr. de 2012

O direto ao parto natural - e o curso de Obstetrícia da USP

Vira e mexe as pessoas estão falando sobre o parto normal e a cesárea. Já falei disso aqui e aqui também. Não costumo me alongar muito, pois sinceramente não é um tema que tenho muito resolvido internamente. O fato é que, muitas vezes percebo que a questão do parto normal é complexa por "ir contra à praticidade" de uma sociedade pautada no fast food

Em 2005 a USP Leste, mais especificamente a EACH (Escola de Artes, Ciências e Humanidades), criou o curso de Obstetrícia, que entre outras demandas, tem como objetivo formar profissionais capacitados para dar suporte para mães (e familiares) antes, durante e depois de partos, preferencialmente naturais (ninguém acha que a cesárea é uma vilã. Em muitos casos, ela salva vidas, sim. O problema é a distorção que se faz no uso da cirurgia). Com a formatura das primeiras turmas, os alunos da graduação se depararam com a dificuldade em conseguir registro profissional, como explica esta matéria do Estadão. O assunto, complexo, deu pano pra manga. Mas, desde o ano passado, o curso teve parecer favorável do Ministério Público Federal para a obtenção do registro de bacharel pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), como explica o site do próprio curso.  

Pra mim, o mais importante aqui é perceber o movimento que se faz em busca de oferecer o direito à mulher de um parto natural e digno. É perceber que parte da sociedade busca refletir sobre o que está pré-estabelecido (pela outra parte!) como sendo mais "fácil e indolor". É saber que poderemos contar com pessoas capacitadas para ajudar parturientes, inclusive em hospitais e maternidades públicos.  

Bom, tô escrevendo toda essa história pra dividir com vocês um vídeo realizado aqui pelo núcleo multimídia onde trabalho, na USP, justamente sobre o curso de Obstetrícia. Quando a aluna que narra a voz em off veio aqui no estúdio, conversei longamente com a professora Celia Regina Maganha e Melo e vi o quanto aquela graduação está empenhada na humanização do parto e no empoderamento das mulheres. Combinei que ajudaria na divulgação, pois acredito que é uma semente em direção à mudanças importantes. Quem se interessar por mais informações pode entrar em contato com a Associação de Alunos do curso de Obstetrícia.

Para assistir o vídeo do curso de Obstetríciaclique aqui.

Obs. Claro que sinto uma alegria imensa de ver minha filha linda e saudável, independentemente do jeito que tenha vindo ao mundo. Mas uma cirurgia pode deixar marcas profundas, nem sempre com cicatrizes visíveis a olho nu, num momento em que a mãe mais precisa se sentir completa e amparada para cuidar de um bebezinho! Você, assim como eu, não sabe até hoje se sua cesárea foi mesmo 'necessária'? 

6 comentários:

  1. A cesárea não é problema desde que seja prescrita por necessidade, não por comodismo da mãe e do médico. É um direito? É, assim como é um direito da mãe não querer amamentar. Mas tem coisas que vão além de nossa escolha, envolvem o bem estar e a saúde.

    ResponderExcluir
  2. Bom post, bom tema!! Parabéns!

    Beijos
    Tati
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. Muiiiito bom!!
    por isso que escolhi uma médica de muita confiança que se me mandasse para uma cesárea, era porque realmente havia necessidade.
    na próxima vou de obstetriz, em casa rs
    beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oieee,

    Acho q este tem é bem complexo meeeesmo, tb não tenho nenhuma opinião formada sobre isto, a única certeza que tenho é que, a mulher precisa ser respeitada sempre!!
    Independente de sua escolha, e este respeito precisa existir antes, durante e depois do parto pq tb é um saco ter q ficar pedindo desculpas pra sempre por ter feito cesárea, da mesma forma que deve ser um inferno aguentar brincadeirinhas do tipo "estragou o parquinho e blá blá blá" pra quem fez o parto normal!
    A forma como vc tras o seu filho ao mundo não torna ninguém mais mãe ou menos mãe!!

    Adorei o texto!!

    bjo!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a Loreta... Ninguém tem que julgar se foi necessário ou cômodo. Tem que ser como a mãe e o pai se sentem mais seguros e a vontade.

    bjosss

    ResponderExcluir
  6. Importante esse seu questionamento. Nós, mães e pacientes, confiamos na opinião dos médicos e só fazemos "obedecer". Muitas vezes eles fazem as mulheres acreditarem que não têm condições de ter parto natural por uma ou outra razão, que para mim se resume a falta de paciência para esperar o nascimento natural. E a maioria das mulheres tem medo do parto natural acreditando que é dolorido, quando na verdade pode receber a mesma anestesia e evitar uma cirurgia desnecessária.

    Eu escolhi meu obstetra porque ele incentivava o parto natural e tive meus dois partos naturais, sem dor, sem sofrimento, sem demora. Confiei nele e no meu corpo e deu tudo certo.

    Ótima reflexão do seu post!

    Abraços,

    Jamile
    Mãe para Mães
    www.maeparamaes.com
    #amigacomenta

    ResponderExcluir

Use este espaço para divagar, escrever, complementar... Sinta-se em casa!!! ;)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...